Ética como podemos definir?


Você já viu ou ouviu aquele ensinamento bíblico onde diz. ”Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém [...]“. (Carta do Apóstolo Paulo aos cristãos. Coríntios 6:12) 

 

Tudo posso tudo quero, mas eu devo?

Todo e qualquer conjunto envolvendo normas morais e complementares para que um individuo possa basear a sua conduta, ou seja:
Você já degustou um lanche daquele fast food  famoso mundialmente nos grandes centros comerciais ou Shopping center? existe alguma diferença no sabor, sendo aqui ou na China? Pois é, são elaborados por pessoas diferentes, com outros costumes ou condutas, mas a política que a empresa adotou com os seus colaboradores é que determina o valor ético e é obvio que existem algumas diferenças, mas o padrão esta para corrigir e este padrão o alvo em que pretendemos discutir neste artigo.
Os princípios éticos são automáticos na vida de um ser humano a pessoa já nasce com tal padrão, mas porque com o tempo desvia o conceito ético e as pessoas se transformam do dia para noite?
Há um antigo código que serve como referencia e esta vinculada aos princípios bíblicos onde Deus determinou que Moisés escrevesse os dez mandamentos e repassassem a todos, ali a conduta prevaleceu, um padrão, um código de conduta foi criado. Não devemos associar a religiosidade com a ética, até porque existem pessoas que não crê na existência de um Deus e mesmo assim não foge dos seus padrões ou dos padrões de uma sociedade, mas friso que exceções são respeitadas.
No que diz respeito a seguir ou não uma religião isso não influenciará as suas condutas, mas é mais fácil quando  já existe uma linha de raciocínio moral que absolutamente o guia quando esteja sem referencias e um dos livros mais antigos que é a bíblia o conduz.
Temos um padrão de conduta, os dez mandamentos são completos todos os conceitos morais estão calculosamente pré-estabelecidos.
Algumas definições sobre os dez mandamentos trazendo para os dias de hoje;
  1. Não crerás na existência de outros deuses, senão de Deus;
  2. Não tratarás como Deus o que não é Deus;
  3. Não te esconderás atrás do nome de Deus;
  4. Não deixarás de reconhecer que em tudo depende de Deus;
  5. Não deixarás teu pai e tua mãe sem o melhor dos teus cuidados;
  6. Não negarás o perdão;
  7. Não terás um coração leviano e infiel;
  8. Não usurparás a propriedade e o direito alheios;
  9. Não destruirás teu próximo com tuas palavras;
  10. Não te colocarás na condição de injustiçado.
Lembrando você não precisa ser evangélico ou religioso para seguir estes mandamentos, basta adaptar para a sua vida.
Não é inteligente eu conhecer esses mandamentos e ao mesmo tempo transgredir a regra, porem à ética vai determinar as minhas condutas.
Por momentos infligimos às regras e é verdade, porque você tem o livre arbítrio para a tomada de decisão isso irá entrar nos princípios da ética ”QUERO, DEVO, POSSO”.
  • Tem coisas que eu quero, mas não posso.
  • Tem coisas que eu posso, mas não devo.
  • Tem coisas que eu devo, mas não quero.
Dentro de uma instituição o individuo estará sujeito ao código moral da ética que ela rege e o individuo controverso as regras, pode ser penalizado conforme a sua conduta.

Concluindo

Somos todos livres, mas se enganam aqueles que podem fazer de tudo o que der vontade, e a ética é o parâmetro de uma conduta moral que fiscaliza com o intelecto do individuo mostrando os padrões existentes.

Blogroll